SC Braga Campeão Regional Norte

Foto 1: José Macedo e José Gonçalves (Campeões Zona Norte – Pares)

José Carlos Macedo e José Gonçalves, (Par 1 do Sporting Clube de Braga), venceram o Campeonato Nacional da Zona Norte de Boccia em Pares, classe BC3, em prova realizada no dia 17 de Abril no Pavilhão Municipal de Idães, em Felgueiras, renovando deste modo o título para o SC Braga (Bi-Campeões de Pares – Zona Norte) .

O resultado obtido por José Carlos Macedo e José Gonçalves permitiu o apuramento para a Fase Final do Campeonato Nacional, a realizar em Sátão nos próximos dias 08 e 09 de Maio, fase onde irão defrontar os Pares apurados das Zonas Centro, Sul e Ilhas.

Foto 2: Panorâmica geral da prova

O Par 2 formado por Mário Peixoto e Luís Silva classificaram-se em 3º lugar, classificação que não lhes permitiu aceder a um dos dois lugares para apuramento da região norte, bem como o Par 3 formado por Eunice Raimundo e José Gomes, classificados em 5º lugar, após terem sido eliminados nos ¼ de final pelo Par 1 do SC Braga. Na classe BC4, o Par do SC Braga formado por Domingos Vieira e Joana Pereira classificaram-se em 4º lugar, não tendo obtido também o apuramento para a Fase Final.

Foto 3: Mário Peixoto e Luís Silva (3º lugar)

Foto 4: José Gomes e Eunice Raimundo (1/4 final da prova)

Foto 5: Joana Pereira e Domingos Vieira (4º lugar – classe BC4)

O evento desportivo congregou 73 atletas, de nove (associações): SC Braga, FC Porto,  APC Porto, APPC Guimarães, CERCI Lamas, MAPADI (Póvoa de Varzim), Dimensão Ser (Espinho), ARDA (Porto) e EVS (Porto). Estiveram presentes atletas que participaram nos Jogos Paraolímpicos de Pequim; a prova de Felgueiras contou para o Campeonato Mundial da modalidade, que se realiza no próximo mês de Junho, em Lisboa, onde irão estar presentes 35 países. Contará também para outra prova do Mundial que se realiza em Satão (Viseu), já em Maio.

A seleccionadora nacional de Boccia, Prof.ª Helena Bastos, congratula-se: “Foi para nós, associação, uma agradável surpresa todo o apoio e colaboração que a Câmara de Felgueiras nos concedeu. Fomos muito acarinhados, com boas instalações desportivas, em ambiente sossegado, como em termos de estadia e de alimentação. Não pensávamos ser assim tão bem recebidos. Posso dizer que a prova em Felgueiras atingiu níveis de qualidade mercê das condições oferecidas”. A seleccionadora credenciada lamenta: “Os apoios oficiais por parte do Estado são muito diminutos, ao contrário do que acontece no desporto que envolve multidões. Estes cidadãos, portadores de deficiências severas, precisam do apoio de muita gente e instituições, até porque, para a sua inclusão social, a componente familiar é muito importante; é a alavanca de todo o processo de integração. Mas nós, na associação, não estamos preocupados com as suas incapacidades; estamos preocupados, isso sim, com as suas capacidades, potencialidades, daquilo que são capazes”. Por fim, a Profª. Helena Bastos reconhece: “Fico feliz com a atitude das entidades oficiais e privadas que se preocupam com a felicidade destes cidadãos, constituindo eles uma minoria. O gesto da Câmara de Felgueiras é louvável, porque é sempre um incentivo, um chamamento para que as famílias e as entidades (como as IPSS) que acolhem estes cidadãos façam mais e melhor pela qualidade de vida deles. O pior que lhes poderíamos fazer seria condicioná-los à sua deficiência; temos que explorar as suas capacidades”.

O Sporting Clube de Braga foi representado pelos seguintes elementos:

NOME ATLETA PARES BC3
José Carlos da Silva Macedo 1
José Abílio Moreira Gonçalves
Mário João Rodrigues Carneiro Peixoto 2
Luis Daniel Ferreira Silva
Eunice Faria Gachineiro Raimundo 3
José Pedro Oliveira Gomes
Joana Margarida Marques Pereira Par BC4
Domingos José da Costa Vieira

Veja aqui o Calendário da Prova: Calendario_Felgueiras

Veja aqui: Galeria de imagens

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s