Boccia nas férias desportivas da Cruz Vermelha

Acção com a Cruz Vermelha Portuguesa – Fotos

Fotos acção em Prado

A secção de desporto adaptado e o serviço de Actividades Lúdico-Pedagógicas da Cruz Vermelha Portuguesa Delegação de Braga e Centro Comunitário de Prado, realizaram uma acção de sensibilização e demonstração de desporto adaptado, nomeadamente ao nível do Boccia.

Estiveram presentes dezenas de crianças e jovens em Prado (Escola EB 23 de Prado) e em Braga (Pavilhão Goladas), cerca de 70 com idade entre os 10 e 16 anos, os quais tiveram a oportunidade de, nos dias 14 e 15 de Abril, terem o contacto com a modalidade de Boccia e com os nossos guerreiros do minho.

Domingos Vieira, Eunice Raimundo, Mário Peixoto e José Carlos Macedo foram os anfitriões desta acção, explicando a modalidade e como se joga, falando das suas experiências desportivas e também da realidade individual das suas deficiências e a forma como as superam no dia-a-dia e na actividade desportiva. Foi ainda dada nota do contributo que os atletas do Sporting Clube de Braga têm dado para a modalidade, dentro e fora do nosso país, ao nível dos seus resultados como ao nível da sua intervenção social.

As crianças e jovens experimentaram a modalidade, sob o olhar atento e indicações dos nossos atletas.

“…realmente é uma modalidade de difícil execução, mas é muito divertida!”

Em Prado, o actual Vice-campeão Regional da classe BC4, Domingos Vieira, fez a demonstração de um jogo, tendo tido como adversário um dos jovens. Ao longo da demonstração foi comentando o jogo, tendo dando particular ênfase às opções de ataque e defesa (estratégia) que muitas vezes não são explícitas na fase de experimentação, já que os envolvidos procuram somente o objectivo do jogo que é colocar a bola da sua cor mais próxima da bola alvo.

“…podemos jogar mais?”

No final, existiu uma sessão de perguntas, …imensas, em que os jovens quiseram conhecer mais profundamente as vidas pessoais dos atletas, o jogo, os resultados e experiências desportivas, as suas deficiências e limitações e a forma como as superam.

Sem dúvida que para além do contacto com uma nova modalidade, estas crianças e jovens cresceram neste dia…levando para sua casa muitas novas coisas que contar, especialmente como entenderam a forma fantástica como os nossos atletas convivem com as suas limitações transformando-as em potencialidades e reconhecendo o valor do seu desempenho desportivo. Ainda, percebendo o quanto valor tem um clube como o nosso que integra e acarinha no seu seio uma actividade desportiva como esta. Mote para dizer que o SC Braga ganhou mais adeptos e mais sócios activos para o seu desenvolvimento como clube de referência na região e no país.

Parabéns à Cruz Vermelha Portuguesa, aos seus animadores e voluntários pela iniciativa destas Férias Desportivas da Páscoa 2011, com o Boccia no coração.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s