Guerreiros do Minho em acções de sensibilização

Imagem

 A Escola Básica Integrada de Freixo recebeu os campeões de Boccia Domingos Vieira e José Carlos Macedo, numa atividade organizada pelos professores e alunos dos grupos de educação física, educação especial e educação visual e tecnológica, em colaboração com a Câmara Municipal de Ponte de Lima e dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima.

Esta atividade foi organizada no âmbito da sensibilização da comunidade escolar para o “reconhecimento do direito à prática desportiva dos cidadãos com deficiência”, e nada melhor do que observar e contactar com o exemplo dos atletas internacionais do Sporting Clube de Braga, numa acção com centenas de alunos e professores.

“A dignidade e espontaneidade que caracterizam a sua presença, contagiaram a   escola. A sessão de demonstração/ experimentação da modalidade por eles dominada, foi acompanhada por todos com o respeito e o entusiasmo merecidos. A boa disposição que lhe esteve associada transformou esta vivência num momento muito agradável, que culminou numa sessão de autógrafos com grande afluência”, referiu a prof.ª Teresa Alves, coordenadora do evento.

Os nossos Guerreiros do Minho têm sido alvo da admiração de todos, demonstrando que para além do atleta também está o Homem, e que sabem ultrapassar todas as barreiras que se lhes impõem. Os seus exemplos têm inspirado muitos outras pessoas para a luta por um lugar na sociedade, demonstrando que o sucesso assenta no valor individual e investimento no aprimoramento das potencialidades, no empenho e dedicação para alcançar objetivos, e na cooperação/colaboração/partilha com todos que os apoiam para  a superação diária.

Os resultados desportivos alcançados têm feito brilhar as cores do seu clube e da bandeira portuguesa. Recentemente, Domingos Vieira (classe BC4) obteve medalha de bronze na Taça do Mundo de Boccia – Belfast, Irlanda, 18 a 27 de Agosto de 2011, alcançou o 4º lugar na Taça da Europa de Boccia – Hamar, Noruega, 27 de Outubro a 01 de Novembro de 2011 e foi vice-campeão de Portugal 2011. Por seu turno, José Carlos Macedo (classe BC3), também foi medalhado com bronze, em Pares, na Taça do Mundo de Boccia – Belfast, Irlanda, 18 a 27 de Agosto de 2011 e foi campeão de Portugal 2011, Individual e em Pares. Estes atletas estão apurados para os Jogos Paralímpicos de Londres’2012, para aquela que é a segunda maior prova desportiva internacional, logo a seguir aos Jogos Olímpicos.

Também, na nossa região minhota, os nossos guerreiros (Alexandrina Oliveira; Joaquim Soares; Carlos Clemente; Joana Pereira; Domingos Vieira) estiveram presentes numa acção organizada pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, onde também tiveram a oportunidade de testemunhar o seu exemplo.

Cada vez mais os nossos atletas são o símbolo de uma região e o “farol” que estimula e guia os sonhos e as realizações de quem se sente marginalizado pela sociedade, por falta de acções concretas e sistemáticas, com efeito real, de apoio ao desporto adaptado e estímulo para a vida com significado em geral.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s