Portugal nos Jogos Paralímpicos Londres 2012

FALTA POUCO PARA OS JOGOS PARALÍMPICOS…

Encontramo-nos cada vez mais perto da participação nos Jogos Paralímpicos de Londres’2012.

O contingente de atletas portugueses no evento, que decorre de 29 de  agosto a 09 de setembro, pode ainda aumentar caso sejam concedidos alguns  dos “wild cards” solicitados pelo Comité Paralímpico de Portugal (CPP).

“Solicitámos à comissão bipartida quatro ‘wild cards’ para a natação  e dois para o atletismo. Vamos ver se concedem algum”, disse à agência Lusa  Carlos Lopes, chefe da missão paralímpica portuguesa.

Segundo as quotas agora divulgadas, Portugal terá direito a um total  de 15 participantes nas provas de atletismo, e quatro nas provas de natação,  que se juntam às já definidas para o boccia (nove) e remo (uma).

Com o aumento do grau de exigência do IPC, vão ficar fora da competição  alguns atletas com mínimos A, tendo o CPP, em colaboração com as federações,  definido critérios de seleção nas modalidades de natação e atletismo.

Segundo Carlos Lopes, os nomes dos atletas portugueses que vão participar  nas competições de atletismo e natação devem ser conhecidos no início do  mês de julho.

No boccia, Portugal terá nove atletas, alguns dos quais medalhados em  Pequim2008, e estará representado no remo por Filomena Franco, que se estreou  em competições paralímpicas há quatro anos.

A 14. edição dos Jogos Paralímpicos deverá juntar 4.200 atletas de  160 países e marca o regresso à competição da área da deficiência intelectual,  ausente do programa paralímpico Sydney2000.

Portugal esteve representado nos Jogos Paralímpicos Pequim2008 por 35  atletas, nas modalidades de atletismo, natação, boccia, remo, vela, ciclismo  e hipismo, tendo conquistado sete medalhas.

Enquanto os atletas se empenham ainda mais afincadamente para aprimorar e elevar à excelência a sua prestação, outras obrigações têm de cumprir para dar notoriedade e visibilidade ao movimento paralímpico e ao cidadão com deficiência.

Encontram-se já agendados alguns eventos a saber:

– 08 de julho

Programa televisivo, em direto, na RTP 1, denominado 2Ambição Olímpica” – Lisboa

– 13 de julho

Apresentação de cumprimentos ao Sr. Presidente da República – Lisboa

Receção do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Loures – Loures

28 e 29 de julho

 Encontro da Missão Paralímpica Portuguesa – Lisboa

– Por agendar

Receção oferecida pelo Senhor Primeiro Ministro

Evento de apresentação da Missão Londres’2012

Mais informações sobre os Jogos Paralímpicos:

 Blog Jogos Paralímpicos 2012

Site Jogos Paralímpicos 2012

Jogos Paralímpicos na wikipédia

VIDEOS

Atletas: Greg Polychronidis, Paul Gautier, Nigel Murray, David Smith

História da participação portuguesa em Jogos Paralímpicos

O caminho dos atletas portugueses rumo aos Jogos Paralímpicos Londres 2012 tem sido uma longa etapa; de facto, este é um caminho com cerca de 30 anos.

A primeira participação oficial de Portugal em Jogos Paralímpicos deu-se em 1972, na cidade de Heidelberg da Alemanha Ocidental. Estas seriam as últimas Paralimpíadas a acolherem exclusivamente desportos dedicados a atletas em cadeiras de rodas. Após um interregno de 12 anos, a delegação portuguesa voltaria à competição nas Paralimpíadas de Nova Iorque/Stoke Mandeville 1984, realizadas pelos Estados Unidos da América e o Reino Unido. Seria a última edição dos Jogos Paralímpicos a ser realizada numa localização diferente da dos Jogos Olímpicos de Verão, como sempre acontecera até então.

O ano de 1984 marcaria também o início da participação regular de Portugal nas Paralimpíadas, contabilizando atualmente 8 participações oficiais nesta competição: Heidelberg ’72, Nova Iorque/Stoke Mandeville ’84, Seul ’88, Barcelona ’92, Atlanta ’96, Sidney 2000, Atenas 2004 e Pequim 2008. A caminho da sua 9ª participação em Jogos Paralímpicos, Portugal conta já com 85 medalhas conquistadas pelos seus atletas: 25 medalhas de ouro, 29 de prata e 31 de bronze.

Em média, ao longo das suas participações, Portugal tem conquistado uma medalha por cada 3 atletas, colocando o país entre a elite do desporto para pessoas com deficiência. Porém, a conquista de medalhas tem-se tornado progressivamente mais difícil, quer pela crescente qualidade dos atletas paralímpicos a nível mundial, quer pelo aumento significativo do número de países participantes nos Jogos Paralímpicos: se no ano de 1984 marcaram presença 54 países, a edição de 2008 contou já com146 comitivas.

Ao longo dos anos, a Missão Paralímpica portuguesa já marcou presença em 11 modalidades: Atletismo, Basquetebol em cadeira de rodas, Basquetebol para atletas com deficiência intelectual (enquanto modalidade de demonstração em Atenas 2004), Boccia, Ciclismo, Equitação, Futebol de 7, Natação, Remo, Ténis de mesa e Vela. A participação nacional mais vasta em Jogos Paralímpicos deu-se na edição de Pequim 2008, na qual os atletas portugueses competiram em sete modalidades distintas. Em 2012, Portugal assegurou já a representação em cinco modalidades: AtletismoBoccia, EquitaçãoNatação e Remo.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s