Boccia em S. Vítor com a ACARE, CERCI e APD

BOCCIA EM S. VÍTOR

4

Dia 11 de Maio, sábado, manhã com temperatura na fronteira da Primavera com o Verão. Ginásio da Escola Secundária Carlos Amarante, jornada memorável de Promoção do Desporto para TODOS, com uma Prova Demonstração de Boccia, organizada pela Junta de Freguesia de São Victor, com a colaboração do aluno Tiago Vaz, do 12º ano daquela Escola e em estágio na Autarquia de S. Victor. Imprescindível o apoio da Secção de Desporto adaptado do S. C. de Braga, dos Atletas Carlos Clemente e Eunice Raimundo e dos seus apoios respectivos e dos Professores André Soares e Luís Marta a quem se deve o enorme êxito desta Jornada.

Foi como que a cereja em cima do bolo. Faltava à JF de S. Victor nas suas múltiplas actividades e de forma particular no Desporto, incluir a variável do Desporto adaptado, no caso uma das modalidades mais apreciadas no panorama desportivo para-olímpico português.

11

Convidadas as ACARE , APD e a CERCIBRAGA, fizeram-se representar por dezenas de Atletas, alguns já conhecedores da modalidade BOCCIA como desporto, outros, a maioria curiosos pelas explicações e pela oportunidade de jogar.

3. BOCCIA - Maio 2013

Para a explicação teórica sobre o Boccia, suas variantes, seus praticantes e regras básicas, os Técnicos da SDA do S.C. de Braga, Professores André Soares e Luís Marta foram cuidadosos e muito claros na apresentação que fizeram, recorrendo-se ao interessante visionamento de imagens da participação de Atletas portuguesas em Provas Internacionais, para melhor se perceberem as regras deste jogo que tem influências do jogo tradicional, petanca, oriunda das civilizações gregas e romanas e que se tornou uma modalidade Paralímpica em 1984, nos jogos de Nova Iorque.

É um desporto “de sala”, centra muita atenção dos jogadores na precisão com que são arremessadas bolas, seis de couro azuis e seis vermelhas, sendo o objectivo deste jogo, colocá-las o mais perto possível de uma bola branca chamada de “jack” ou bola alvo. É permitida a utilização das mãos, dos pés ou de instrumentos de auxílio para atletas com grande comprometimento nos membros superiores e inferiores. Esta modalidade pode ser disputada de forma individual, pares ou por equipas.

21

Feitas as minuciosas explicações, fez-se um curto intervalo para a hora de “convívio”, num “lanche” cuidadosamente preparado pela JF e seus Voluntários. Depois os Atletas Federados presentes, Carlos Clemente e Eunice Raimundo mais os seus Acompanhantes Técnicos Luís Magalhães e Carla Oliveira, passaram à demonstração prática de 2 parciais de Boccia e à apresentação de elementos básicos da modalidade.

Esclarecidas as dúvidas de todos os participantes, seguiu-se a desejada experimentação prática, dividindo-se os participantes no:

Campo 1: Grupo com deficiências motoras, problemas de locomoção e em cadeira de rodas

15.BOCCIA - Demonstração - JFS Victor - ESCA e SC BRAGA - Maio 2013 066

Campo 2: Grupo com deficiências intelectuais e com autonomia funcional/Grupo Sénior.

13

Por fim seguiu-se um debate final sobre a actividade e a entrega de lembranças a todos os participantes.

24.BOCCIA Demonstração JFS VICTOR-ESCA SC BRAGA - maio 2013

Todos ganharam, sobretudo o DESPORTO que aqui se provou que definitivamente é para TODOS.

(Texto gentilmente cedido pela Junta de Freguesia de S. Vítor)

Fotos

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s