EuroBoccia 2013

JOSÉ CARLOS MACEDO BI-CAMPEÃO DA EUROPA

IMG_1076

Terminou da melhor forma a participação do atleta do Sporting Clube de Braga, José Carlos Macedo, no EuroBoccia’2013 que se realizou entre 15 a 22 deste mês, em Guimarães.

Depois de ter obtido a medalha de ouro na divisão de pares, José Carlos Macedo obteve a segunda medalha de ouro na divisão de individuais BC3. Nas finais bateu o sueco Stephan Hogrell (1/4 de final) e a belga Kirsten De Lander (1/2 finais). A final da prova estava reservada para o grego Grigorios Polychronidis.

IMG_1062

Na final entre os dois primeiros atletas do ranking europeu, José Carlos Macedo começou melhor o primeiro e segundo parciais, vencendo por 0-2 o primeiro e 0-2 o segundo. No terceiro parcial, perdendo por 0-4, o atleta grego arriscou e jogou a bola alvo para os 7 metros, tendo conseguido equilibrar o jogo ao vencer este parcial por 4-0. Com o jogo empatado para o último parcial, José Carlos Macedo optou por jogar curto, mas a primeira bola à bola-alvo não saiu como pretendia permitindo que o grego pudesse discutir o ponto. Num jogo de “nervos à flor da pele”, com as bolas de ambos os jogadores a tentarem o ponto,  o parcial terminou com um empate por 1-1, ficando o resultado final em 5-5.

Houve necessidade de recorrer a parcial de desempate. Com os espetadores “presos” com a sua atenção no parcial de desempate, com momentos de alta tensão e emoção, e alternância na aproximação à bola alvo, o momento alto deste EuroBoccia estava reservado para a última bola de José Carlos Macedo. Com o atleta grego à frente do marcador no parcial de desempate, e com duas bolas a defender a aproximação, José Carlos Macedo arrisca um lançamento de 7 metros nas bolas de defesa do atleta grego, procurando saltar sobre estas e aproximar, o que conseguiu e colou a bola na bola alvo, fazendo saltar de alegria todo o pavilhão multiusos de Guimarães. Vitória para José Carlos Macedo, por 6-5, e a desilusão para Grigorios Polychronidis. Em terceiro lugar ficou a  belga Kirsten De Laender.

IMG_1035

Mas no EuroBoccia, Portugal conseguiu mais 2 medalhas na classe BC2, onde Fernando Ferreira e Abílio Valente disputaram a final, sorrindo a vitória ao atleta de Viseu, Fernando Ferreira.

Portugal termina este Campeonato Europeu com uma passagem brilhante dos seus jogadores, obtendo 1 medalha de ouro em pares BC3, 2 medalhas de ouro em individuais BC2 e BC3, 1 medalha de prata em equipas e 1 medalha de prata em individuais BC2.

Domingos Vieira, o também atleta do Sporting Clube de Braga não atingiu as medalhas, tal como Fernando Pereira, Pedro Clara, Cristina Gonçalves, Armando Costa e Luís Silva, apesar de todos terem conseguido ultrapassar a fase de grupos e somente terem sucumbido na fase de eliminatórias.

IMG_1120

Terminou assim, o EuroBoccia’2013, onde estiveram presentes 135 atletas de 23 países, com arraial minhoto e uma grande celebração entre todos os participantes. A festa iniciou-se no pavilhão após a cerimónia de entrega de medalhas e dos discursos dos responsáveis pela Federação Internacional de Boccia, da comissão organizadora dos jogos, e do Presidente da Autarquia de Guimarães.

IMG_1099

E foi em clima de grande alegria que os 23 países participantes se despediram de uma competição de elevadíssimo nível, que prova o enorme interesse que o Boccia tem revelado no continente europeu, facto que também é extensível aos demais continentes.

Parabéns Portugal, pelos resultados obtidos, pelas excelentes equipas de arbitragem e pelo excecional valor da sua capacidade organizativa.

IMG_1130

IMG_1132

MEDALHÁRIO DO EURO BOCCIA’2013

1º – Portugal: 3 Medalhas de Ouro; 2 Medalhas de Prata

2º – Grã Bretanha: 3 Medalhas de Ouro; 1 Medalha de Bronze

3º – Eslováquia: 1 Medalha de Ouro; 1 Medalha de Bronze

4º – Grécia: 3 Medalhas de Prata; 2 Medalha de Bronze

5º – Hungria: 1 Medalha de Prata; 1 Medalha de Bronze

6º – Holanda: 1 Medalha de Bronze

6º – Espanha: 1 Medalha de Bronze

6º – Bélgica: 1 Medalha de Bronze

PORTUGAL CAMPEÃO DA EUROPA

IMG_0650

Portugal venceu a Grécia na final de Pares BC3, sagrando-se Campeão da Europa.

Armando Costa, José Carlos Macedo e Luís Silva (na foto da esquerda para a direita), acompanhados por Ricardo Neves, Roberto Mateus e Vânia Pinheiro, venceram a seleção Campeã Paralímpica em Londres, de forma clara e bastante superior. Grigorios Polychorinidis e Nikolaos Pananos não conseguiram fazer frente aos portugueses nos 3 primeiros parciais, nos quais Portugal somou 7 pontos contra 0 pontos dos gregos. Com o jogo já perdido, Portugal limitou-se a gerir o resultado no último parcial tendo permitido que a Grécia pontuasse 2 pontos, pelo que o resultado final foi de 7-2.

Na discussão da medalha de bronze, a Grã Bretanha venceu a Bélgica por 3-1.

IMG_0667

Em equipas, Portugal conseguiu mais uma medalha, a de prata, na final frente à Grã Bretanha, tendo perdido por 4-5, num jogo disputadíssimo como o prova o resultado final. A medalha de bronze de equipas foi conquistada pela Eslováquia que venceu, após parcial de desempate, a Espanha.

Em pares BC4, onde Portugal perdeu nos 1/4 de final frente à Hungria, a Grã Bretanha venceu a medalha de ouro e a Hungria ficou-se pela prata. A medalha de bronze foi para a Grécia e o 4º lugar para a República Checa.

 

Euro Boccia 2013

IMG_0025

Fotos 1

Video Cerimónia de Abertura

Video 1

Video 2

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s