Boccia Sénior em Braga

1º TORNEIO BOCCIA SÉNIOR

13 de setembro – Escola Secundária Carlos Amarante – 14.00 às 18.00

DSC01043

Será realizado no próximo dia 13 de Setembro, nas instalações da Escola Secundária Carlos Amarante, das 14:00h às 18:00h, o I Torneio de Boccia Sénior, promovido pela Secção de Desporto Adaptado do Sporting Clube de Braga.

Este evento representa o culminar do projeto “Boccia para todos”, desenvolvido pela Secção em parceria com várias entidades do concelho e co-financiado pelo Instituto Nacional para a Reabilitação (INR), com o apoio da empresa Só Saúde.

Tratou-se de uma iniciativa que permitiu divulgar o Boccia na região, assim como valorizar as competências e capacidades dos séniores e dos cidadãos portadores de deficiência motora.

Aos cerca de 120 seniores, provenientes de várias entidades do concelho, foi dada a oportunidade de aprenderem e praticarem a modalidade. Simultaneamente, foram envolvidos atletas de Boccia da Secção de Desporto Adaptado que deram a conhecer os seus méritos desportivos, partilharam experiências e trabalharam enquanto dinamizadores de atividades.

Neste Torneio estarão representadas todas as entidades envolvidas – Santa Casa da Misericórdia de Braga, casa do Professor, Junta de Freguesia de S. Vítor, Centro Cultural e Social de Sto. Adrião, Centro Social da Paróquia de Gualtar e a Associação Comunitária de Apoio à Reabilitação de Braga (ACARE) – que ao aderiram ao “Boccia para todos” reiteraram a sua preocupação com os seus utentes, no sentido de lhes proporcionar experiências capazes de melhorar a sua qualidade de vida, através da prática desportiva.

O Torneio será a prova final de todo o trabalho desenvolvido, estará aberto à comunidade e pretende alertar para a necessidade de conjugação de esforços capazes de criar oportunidades de prática desportiva regular a todos os seniores da nossa região.

Objetivos:

  • Promoção do Boccia Sénior;
  • Valorização das competências e potencialidades da pessoa com deficiência e do cidadão sénior;
  • Favorecimento da inclusão e participação desportiva de todos os indivíduos, contrariando qualquer tipo de discriminação e privilegiando a igualdade de oportunidades;
  • Aproximação de duas realidades sociais e geracionais diferentes, tantas vezes afastadas uma da outra, mas com tanto em comum (ex.: falta de autonomia, dependência dos outros, isolamento social, alvos de preconceito e discriminação, falta de acessos à prática desportiva);
  • Contrariar o isolamento social, favorecer o relacionamento interpessoal e integração social, combater a inatividade provocada pelo envelhecimento e solidão e promover a sua autonomia.
Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s