1º Torneio de Boccia Sénior de Braga

IMG_0990

1º Torneio de Boccia Sénior em Braga

Tratou-se de uma iniciativa que permitiu divulgar o Boccia na região, assim como valorizar as competências e capacidades dos séniores e dos cidadãos portadores de deficiência motora.
Aos cerca de 120 seniores, provenientes de várias entidades do concelho, foi dada a oportunidade de aprenderem e praticarem a modalidade. Simultaneamente, foram envolvidos atletas de Boccia da Secção de Desporto Adaptado que deram a conhecer os seus méritos desportivos, partilharam experiências e trabalharam enquanto dinamizadores de atividades.
Neste Torneio estiveram representadas todas as entidades envolvidas – Santa Casa da Misericórdia de Braga, casa do Professor, Junta de Freguesia de S. Vítor, Centro Cultural e Social de Sto. Adrião, Centro Social da Paróquia de Gualtar e a Associação Comunitária de Apoio à Reabilitação de Braga (ACARE) – que ao aderirem ao “Boccia para todos” reiteraram a sua preocupação com os seus utentes, no sentido de lhes proporcionar experiências capazes de melhorar a sua qualidade de vida, através da prática desportiva.
IMG_1048
O Torneio foi a prova final de todo o trabalho desenvolvido, e pretendeu alertar para a necessidade de conjugação de esforços capazes de criar oportunidades de prática desportiva regular a todos os seniores da nossa região.
Já há muito tempo que faltava esta resposta no nosso concelho, pois tem existido muita pouca atenção na atividade física e desportiva dos nossos cidadãos séniores. Normalmente voltado para as necessidades físicas e desportivas da juventude e para o desporto de competição, o nosso concelho necessita de fazer uma viragem no sentido de respostas equilibradas a Todos, respondendo efetivamente às necessidades, com prioridade aos grupos mais desprotegidos, valorizando a saúde, a recreação-lazer e a promoção da socialização. Esperamos que possamos contribuir para um concelho moderno, que olha para Todos sem esquecer os mais desprotegidos.
IMG_1024
O projeto foi brilhantemente orientado pelo nosso técnico André Soares, com a colaboração de todos os elementos da secção, ao longo de 3 meses intensos, entre os quais quero destacar a fantástica prestação dos nossos atletas, os quais demonstraram mais uma vez o valor que têm para a sociedade, sendo co-dinamizadores de todo o projeto intervindo nas sessões junto dos lares e centros de dia e ainda no dia do próprio torneio.
IMG_0993
Relembrar também o apoio do Instituto Nacional de Reabilitação (INR) e da Empresa Só Saúde (Braga), que possibilitaram a concretização de mais este “sonho”.
IMG_1044
Um grande abraço aos ex.alunos do curso tecnológico de desporto da ESCA que prontamente se disponibilizaram a apoiar e à ESCA por ser uma escola inclusiva e atenta que sempre tudo faz para acolher da melhor forma este tipo de iniciativas.
Um grande bem haja a todas as instituições que participaram no projeto, e um grande abraço aos seus “atletas” que se divertiram, fizeram novas amizades, gritaram com o ponto conseguido, jogaram afincadamente para levar a medalha para casa…a todos nós demonstraram que o que é preciso é “dar vida aos anos”.

Ver fotos do torneio

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s