SC Braga apoia as Escolas de Freixo no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

O Agrupamento de Escolas de Freixo assinalou o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3 de Dezembro), nos dias 26 de novembro e 3 de dezembro de 2013.

???????????????????????????????

Sob o lema o valor da diferença, realizou-se no dia 26 de novembro uma sessão de apresentação, demonstração e experimentação da modalidade de BOCCIA. Os atletas José Carlos Macedo, recentemente nomeado pela direção do Comité Paralímpico Português, para o prestigiado Prémio Laureus 2014  e Ângelo Costa, Tri-Campeão Nacional do Desporto Escolar, foram recebidos ao som de We are the champions (Queen), com flauta e voz de alunos do 5º e 6º ano. Foi-lhes também entregue um freixo, pequeno troféu representativo do Agrupamento e nele criado.

Importa destacar a sensibilidade e atenção com que os alunos participantes agraciaram esta iniciativa, acrescendo o entusiasmo revelado na experimentação da modalidade, desde o pré-escolar ao 9ºano de escolaridade.

???????????????????????????????

Na preparação desta iniciativa participaram vários elementos da comunidade escolar, agradecendo-se também a presença do Sr. Manuel Macedo (pai de José Carlos Macedo) e dos professores António Braga e Sílvia Virgolino (A.E. Maximinos), assim como a colaboração da Secção de Desporto Adaptado do Sporting Clube de Braga, do grupo-equipa de BOCCIA (Desporto Escolar) do Agrupamento de Escolas de Maximinos, dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima e do Agrupamento de Escolas de Monte da Ola.

No dia 3 de dezembro, teve lugar uma apresentação sobre Vela Adaptada por Jorge Freiria, praticante da modalidade. A partilha da experiência deste atleta com os alunos de 3º, 4º e 6º ano, reforçou, sem dúvida, o conceito da inexistência de limites para a prática de atividade física, dando vida ao mote a igualdade na diferença. Também ele foi agraciado com uma assembleia atenta e curiosa, tendo recebido uma tela de autoria dos alunos e o seu próprio freixo.

Bem hajam todos por aprenderem a entender a prática desportiva como um dos principais meios para a verdadeira inclusão. Para a professora Teresa Alves, a secção de desporto adaptado do SC Braga envia um abraço especial pela perseverança e amor na luta pela dignidade da pessoa com deficiência.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s