Guerreiros do Minho fantásticos no Open Mundial de Boccia – Polónia

10613021_941653012546242_313100367109152856_n

Os nossos Guerreiros do Minho, Domingos Vieira, José Carlos Macedo e Eunice Raimundo estiveram fenomenais no Open Mundial de Boccia que decorreu na cidade de Poznan, na Polónia.

Domingos Vieira foi a estrela da seleção ao arrecadar 2 medalhas de ouro para Portugal, uma em pares BC4, em conjunto com os atletas do FC Porto Pedro da Clara e Carla Oliveira, e outra na prova individual da mesma categoria.

Em pares, após ter conseguido ultrapassar a fase de grupos, Portugal venceu as seleções da Grécia nos quartos-de-final, da Rússia nas meias-finais, e do Canadá na final. Na prova individual, venceu Matias Alcaino do Chile e Niko Vasili da Grécia na fase de qualificação. Nos 1/8 de final vence a canadiana Caroline Vietneck; nos 1/4 de final vence o campeão canadiano, e primeiro do ranking mundial, Marco Dispaltro num jogo disputadíssimo, por 5-4; na meia-final bate o brasileiro Marcelo Santos ; e na final a canadiana Alison Levine.

O resultado brilhante obtido por Domingos Vieira neste open irá relançar o seu lugar no ranking mundial, subindo muitas posições desde o 16º lugar atual entre os 77 atletas referenciados, na luta por um lugar nos próximos jogos paralímpicos. Em pares, Portugal também relança fortemente a sua posição por um lugar para o Rio, sendo atualmente o 10º entre 24 países em disputa, sem contar com o resultado agora obtido.

tOPO

Já na categoria BC3, Portugal contou com a participação dos arsenalistas Eunice Raimundo e José Carlos Macedo. Na prova individual, Eunice Raimundo não conseguiu superar a fase de qualificação para as finais ao alcançar a segunda posição do seu grupo. Porém, a sua participação permitiu a Portugal inscrevê-la no ranking internacional para a eventualidade de ser necessário integrar a nossa atleta na quota feminina obrigatória para o Rio’2016.

11206945_869893029758066_8092973282217427877_n

José Carlos Macedo (6º do ranking mundial atual, entre 109 atletas apurados) tinha por grande objetivo melhorar a prestação realizada no último Open de Barcelona onde se ficou pela 5ª posição. Assim, iniciou extremanente forte a sua qualificação vencendo os jogos do seu grupo. Nos 1/8 de final venceu Kamil Vasicek da Rep. Checa, o campeão norte-americano Austin Hanson nos 1/4 de final, e na meia final perdeu com o grego Grigorios Polychronidis após parcial de desempate. Na discussão pela medalha de bronze, levou a melhor ao britânico Scott McCowan.

Zé

Em pares BC3, os bracarenses José Carlos Macedo e Eunice Raimundo, juntamente com o atleta da ARDA Porto, Armando Costa, estiveram imparáveis ao alcançarem a medalha de ouro na categoria. Superada a fase de qualificação perante a Espanha e a Rússia, Portugal venceu a França por 4-3 nos 1/4 de final, a Suécia por 4-1 na meia-final, e a Grécia por 3-2 na final.

1511127_787217214732963_494253124264850217_n

Em equipas, Portugal também alcançou a medalha, desta feita de bronze. Constituída por Fernando Ferreira, Cristina Gonçalves, Abílio Valente, João Paulo Marques e António Marques, a equipa portuguesa apurou-se perante as seleções da Espanha e da Polónia. Nos 1/4 de final venceu a seleção da Eslováquia por 4-3, mas perdeu, de seguida, nas meias-finais perante um surpreendente Japão por 5-8. Para a discussão da terceira posição no pódio, defrontou a seleção russa a qual venceu por 6-2.

Entre os 31 países que participaram nesta prova pontuável para os Jogos Paralímpicos do Rio’2016, Portugal arrecada 5 medalhas (3 de ouro e 2 de bronze), ocupando desta forma o primeiro lugar no cômputo geral das medalhas da prova.

Após esta prova o Boccia do SC Braga terminará a época nacional com a sua presença no Campeonato de Portugal Individual de Boccia que se realizará em Coimbra. A nível internacional, José Carlos Macedo e Domingos Vieira estarão presentes no Regional Europeu de Pares e Equipas, a realizar em Inglaterra, prova que dá apuramento direto aos 3 primeiros classificados coletivos. Estas duas provas realizar-se-ão em julho.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s