Torneio Boccia Formação do SC Braga

Cartaz Boccia Formação - Torneio2015

Realizar-se-à no dia 18 de julho, entre as 09.00 e as 13.00 na Nave 2 da Universidade do Minho, o primeiro torneio de Boccia exclusivamente dedicado a praticantes juvenis e a  novos praticantes que aderiram ao projeto “Boccia-Formação” ou que pretendam vir a aderir para a próxima época desportiva.

Organizado pela secção de desporto adaptado do Sporting Clube de Braga, este evento pretende encerrar o projeto “Boccia-Formação” que decorreu experimentalmente nos 2 primeiros trimestres de 2015. Este projeto pretendeu encontrar respostas para as crianças e jovens que desejam ingressar no SC Braga para praticar a modalidade, bem como para adultos que nunca tiveram a oportunidade de fazer um percurso formativo neste âmbito desportivo.

10959444_795004243916562_8575018303034774448_n

A Actividade Física e ou Desporto orientado para indivíduos com deficiência está em fase de crescimento. No entanto o acesso à prática desportiva é muitas vezes restrito, condicionado, e está demasiado centralizado ao ponto de não ser acessível à maioria dos indivíduos.

A Secção de Desporto Adaptado Sporting Clube de Braga tem, ao longo do seu curto ciclo de vida, tentado contrariar esta situação promovendo a modalidade do “Boccia” junto daqueles que mais dificuldades têm ao seu acesso, favorecendo assim igualdade de oportunidades e a não descriminação. Pelo serviço prestado à comunidade e pelo facto de contar com várias referências a nível nacional e internacional, a secção tem sido confrontada com a procura crescente de indivíduos portadores de deficiência e suas famílias no sentido de fazerem parte da sua estrutura. Neste sentido e por sentirmos que somos uma resposta para aqueles que nos procuram, existiu a necessidade de criar o projeto “Boccia Formação”.

Este projeto, pretende promover a formação desportiva na modalidade de Boccia, tendo como público-alvo indivíduos com deficiência motora grave – paralisias cerebrais e lesões neurológicas afins (correspondentes às classes BC1, BC2, BC3 e BC4 da modalidade de Boccia) e com a possibilidade de participação de indivíduos de mobilidade reduzida e assistida, em cadeira de rodas ou com auxiliares de marcha, integrados em escolas e instituições locais, baseando-nos nos princípios da igualdade e da universalidade.
Formação

Por não existir, na nossa região, qualquer projeto de formação desportiva para crianças e jovens portadoras de deficiência nos clubes, sendo uma situação insustentável porque atentatória do direito do acesso universal ao desporto, a secção de desporto adaptado do SC Braga entendeu ser este o momento para encetar esforços que conduzam à criação desta resposta. Porém, tal só será concretizado e desenvolvido futuramente com os recursos humanos, as instalações, os recursos materiais, os transportes e os recursos financeiros, que garantam a dignidade da prática que estas crianças e jovens merecem e desejam.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s