Rui Silva vence Torneio Boccia-Formação SC Braga 2015

Rui Silva vence Torneio Boccia-Formação SC Braga 2015

IMG_0954

Realizou-se na Universidade do Minho, no dia 18 de julho, um torneio de Boccia orientado para crianças e jovens que participaram, ou pretendem vir a participar, no projeto “Boccia-Formação” do Sporting Clube de Braga.
A prova foi ganha por Rui Silva, o qual bateu na final Leandro Ferreira por 5-1. Na discussão dos 3º e 4º lugares, Luís Caravana levou a melhor sobre Ivo Oliveira por 8-3.
A prova contou com a presença de atletas federados, e alguns internacionais, de Boccia do SC Braga que apadrinharam os participantes e os acompanharam ao longo dos jogos procurando apoiá-los e orientá-los.
 
Integrado no projeto “Boccia-Formação” iniciado no presente ano, este torneio pretendeu concluir a primeira fase desta intenção do clube alargar as suas respostas ao nível da formação desportiva para pessoas com deficiência, especificamente na modalidade de Boccia. Seguir-se-à uma avaliação interna sobre o desenvolvimento inicial, a qual procurará perceber as reais possibilidades de implementação futura deste tipo de resposta. As limitações centram-se na inexistência de recursos financeiros, de instalações e de transportes que poderão inviabilizar o avanço do projeto desejado. 
IMG_0958
Este projeto, pretende promover a formação desportiva na modalidade de Boccia, tendo como público-alvo indivíduos com deficiência motora grave – paralisias cerebrais e lesões neurológicas afins (correspondentes às classes BC1, BC2, BC3 e BC4). Será aplicado modelo de desenvolvimento do praticante, o qual deverá cumprir um conjunto de etapas metodologicamente articuladas para aceder a patamares de desenvolvimento mais elevados, de acordo com os níveis de aquisição de competências exigidas preconizados.

Vídeo: https://youtu.be/74IL26cBb4U

A Actividade Física e ou Desporto orientado para indivíduos com deficiência está em fase de crescimento. No entanto o acesso à prática desportiva é muitas vezes restrito, condicionado, e está demasiado centralizado ao ponto de não ser acessível à maioria dos indivíduos.

A Secção de Desporto Adaptado Sporting Clube de Braga tem, ao longo do seu curto ciclo de vida, tentado contrariar esta situação promovendo a modalidade do “Boccia” junto daqueles que mais dificuldades têm ao seu acesso, favorecendo assim igualdade de oportunidades e a não descriminação. Pelo serviço prestado à comunidade e pelo facto de contar com várias referências a nível nacional e internacional, a secção tem sido confrontada com a procura crescente de indivíduos portadores de deficiência e suas famílias no sentido de fazerem parte da sua estrutura. Neste sentido e por sentirmos que somos uma resposta para aqueles que nos procuram, existiu a necessidade de criar o projeto “Boccia Formação”.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s