Open Mundial de Boccia – Póvoa 2016

Estamos juntos

106 atletas, 34 pares e equipas de 21 países, disputam de 15 a 18 de junho o último Open Mundial de Boccia, na Póvoa de Varzim (Portugal), a já denominada “capital do Boccia”.

Geral1

Esta é a última grande oportunidade de preparação para os Jogos Paralímpicos do Rio’2016, pelo que poderemos encontrar atletas de vários continentes, e de elevado valor competitivo como atesta o seu ranking internacional.

Geral2

Na classe BC1 destacamos David Smith (Grã Bretanha) e Daniel Perez (Holanda), respetivamente o 3º e 4º atleta desta divisão a nível mundial. O nosso atleta António Marques (8º) “apadrinhará” a estreia de João Pinto e de Rita Patrício nesta que será a sua primeira prova internacional, numa aposta de renovação e de envolvimento de novos valores para a seleção nacional.

Na classe BC2 a luta será enorme pois teremos vários atletas de grande renome, como Maciel Santos (Brasil – 2º Rank mundial),  o eslovaco Robert Mezik (5º rank mundial), o japonês Hidetaka Sugimura (7º rank mundial), estando presentes 10 atletas entre os 20 melhores do mundo, numa competição que reunirá 28 participantes. Os portugueses Abílio Valente (6º rank mundial), Cristina Gonçalves (14º rank mundial) e Fernando Ferreira (17º rank mundial) terão a oportunidade de demonstrar o seu potencial frente aos seus adversários, numa prova difícil e exigente que os alavancará para os resultados que todos esperamos.

Na classe BC3, o bracarense José Carlos Macedo é um dos atletas mais bem cotados dos  43 presentes (6º rank mundial) pelo que se esperam alegrias da sua participação neste Open. Realçamos a presença de Jacob Thomas (Grã-Bretanha – 4º rank mundial), Pieter Cilissen (Bélgica – 7º rank mundial), do britânico Patrick Wilson (8º rank mundial), do checo Kamil Vasicek (9º rank mundial), dos atletas da seleção francesa que têm evoluído bastante nas últimas épocas, bem como os de Singapura, do Brasil e da Rússia. A acompanhar José Carlos Macedo nesta prova, teremos Armando Costa (10º rank mundial) e Luís Silva ( 18º rank mundial).

Na classe BC4 a tarefa também não será fácil para os atletas lusos. Estarão presentes os grandes nomes desta classe como o campeão mundial, o britânico Stephen McGuire (2º rank mundial), o brasileiro Eliseu dos Santos (3º rank mundial), o canadiano Marco Dispaltro (5º rank mundial), entre outros, sendo que os 10 atletas melhor cotados em prova ocupam as 20 primeiras posições do ranking mundial. Nesta classe, onde somente faltam os grandes nomes asiáticos, o arsenalista Domingos Vieira (9º rank mundial) parte como o atleta português melhor posicionado para fazer frente aos nomes presentes. Não esquecer também Pedro Clara (20º rank mundial) que tem demonstrado uma subida de forma nas últimas provas nacionais e Carla Oliveira (40º rank mundial) que faz aqui mais uma preparação internacional tendo em  vista a sua estreia nos próximos jogos paralímpicos.

Ao nível coletivo a luta vai ser muita forte nos pares BC3 entre Portugal, Brasil, França, Grã Bretanha e Singapura, os candidatos a lutarem pelas finais e por um lugar no pódio. Já em pares BC4, Portugal terá de ter em conta o Brasil, o Canadá e a Grã Bretanha. Em equipas, Brasil, Grã Bretanha, Japão, Holanda e Portugal serão os favoritos para atingir as finais.

Coletivos1

Ind1

Momentos importantes:

14 de junho – 17.30: Cerimónia de abertura

15 de junho: 09.30 às 18.00: Competição coletiva

16 de junho – 09.00 às 15.00: Finais coletivas

16 de junho – 16.00 às 19.00: Competição individual

17 de junho – 09.00 às 19.00: Competição individual

18 de junho – 09.00 às 17.00: Finais individuais

18 de junho – 18.15: Cerimónia de entrega de medalhas

Outras informações relevantes:

Site oficial: http://www.bocciaworldopen.com/

Para live stream dos jogos: http://www.bocciaworldopen.com/content/live-stream

Calendário jogos: http://www.bocciaworldopen.com/#nav-results

Resultados: http://www.bocciaworldopen.com/#nav-results

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s