Macedo de Ouro no Open Mundial de Boccia

IMG_6338

José Carlos Macedo (BC3) arrecadou a medalha de ouro do Open Mundial de Boccia, evento que decorreu na cidade da Póvoa de Varzim, entre 15 e 18 de junho, na presença de 106 atletas de 21 países.

José Carlos Macedo teve um périplo difícil nesta prova, tendo  um grupo de apuramento muito exigente onde bateu o francês Rodrigue Brenek (3-2) e a brasileira Evani Calado (5-2). Já nos 1/8 de final voltou a encontrar-se com mais um promissor atleta francês, Samir Van Der Beken, o qual bateu pela margem mínima (4-3). Nos 1/4 de final enfrentou, e bateu (5-2) o russo Alexander Legostaev, num jogo que gerou muita expectativa depois de os russos terem colocado Portugal fora de prova em pares e terem conquistado a medalha de ouro. Nas 1/2 finais, mais um jogo difícil contra Evelyn Oliveira (3-2), mais uma atleta brasileira que tem despontado para as performances de elite. A final, contra o canadiano Eric Bussiere, decorreu sob domínio do português, num jogo que foi muito controlado, muito seguro, acabando por ser vencido por 5-2.

13516309_1140432239311865_6780229655765559748_n

Em pares, José Carlos Macedo e os seus colegas, Armando Costa e Luís Silva, não levaram de vencida uma Rússia, que acabou por conquistar a medalha de ouro. Este jogo dos 1/4 de final ficou decidido logo no primeiro parcial, ao Portugal ter permitido 4 pontos aos russos, desequilíbrio que não foi mais possível recuperar apesar de terem vencido 3 dos 4 parciais seguintes, tendo o resultado ficado em 3-4.

O outro atleta do Sporting Clube de Braga, Domingos Vieira, acompanhado por Alberto Peixoto, obteve igualmente uma prestação digna de registo. Vieira somente perdeu com o seu colega Pedro Clara, nos 1/4 de final, jogo que daria acesso às finais da prova. Um excelente teste para a sua participação nos jogos do Rio, demonstrando um claro aumento de forma, o qual já tem sido visível nos últimos meses de preparação e dará frutos muito brevemente.

Em pares BC4, Domingos Vieira, juntamente com Pedro Clara e Carla Oliveira, defrontou, no grupo de apuramento, os medalhados de ouro e prata da prova (Brasil e Canadá), com os quais perdeu em jogos extremamente competitivos e disputados bola-a-bola, tendo vencido a Eslovénia sem dificuldades. Desta forma Portugal foi terceiro do grupo, mas deu excelentes indicações nos jogos com estas duas potências mundiais da modalidade.

Nas demais categorias Portugal obteve um bom desempenho, a destacar a medalha de prata de Pedro Clara e a medalha de bronze em equipas.

3 medalhas

Classificação dos atletas portugueses:

BC1 – 19 atletas

4º António Marques

5º João Pinto

13º Rita Patrício

BC2 – 27 atletas

5º Abílio Valente

7º Fernando Ferreira

13º Cristina Gonçalves

BC3 – 38 atletas

1º José Carlos Macedo

11º Luís Silva

20º Armando Costa

BC4 – 20 atletas

2º Pedro Clara

5º Domingos Vieira

15º Carla Oliveira

Equipas – 11 países

3º Portugal

Pares BC3 – 16 países

5º Portugal

Pares BC4 – 8 países

5º Portugal

Um pensamento sobre “Macedo de Ouro no Open Mundial de Boccia

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s