Boccia Portugal…preste a sambar no Rio

14224839_1530032350347644_4236072341652866012_n

Prestes a iniciar a maior competição de Boccia dos últimos 4 anos, aquela para a qual os atletas de elite mundial e seus países lutaram para conseguir estar presentes e partilhar este momento com os melhores da modalidade.

Portugal apresenta 10 atletas, 9 dos quais prestarão provas a nível individual e participando ainda em pares e equipa.

Em pares BC3 Portugal apresenta-se como o 3º do ranking mundial, logo atrás da Coreia e da Grécia. No seu grupo de apuramento, Portugal defrontará a Grécia (2ª Rank Mundial), a Grã Bretanha (6ª Rank Mundial) e Singapura (7ª Rank Mundial). Nesta divisão o trabalho mais difícil dos portugueses será com a Grécia, atual campeã paralímpica (venceu Portugal na final de Londres’2012). Porém desengane-se quem achar que os demais pares são acessíveis. A Grã Bretanha apresenta-se com novos valores de extraordinário nível e a seleção de Singapura, a terceira potência da Ásia logo atrás da Coreia e da Tailândia, apresenta um misto de experiência e de juventude tendo realizado uma enorme aposta para esta sua participação paralímpica.

Os bracarenses José Carlos Macedo e Mário Peixoto, e o portista Armando Costa, entrarão em jogo defrontando a Grã Bretanha pelas 16.40 (hora portuguesa) e Singapura pelas 21.20, do dia 10. No dia 11, jogam com a Grécia (16.30). Apesar de serem apurados os 2 primeiros de cada grupo, Portugal não pode perder qualquer jogo nesta fase, pois, para além da enorme competitividade e equilíbrio que se prevê dentro do grupo, a passagem à fase seguinte determina o acesso direto a meias-finais o que será um enorme passo para poder obter uma medalha.

No grupo A, encontra-se o par Campeão Mundial, e º1 do ranking mundial, (Coreia), os  pares Campeão e Vice Campeão Americano (Brasil e Canadá) e o par Campeão Europeu (Bélgica).

pares-bc3

Em pares BC4, o atleta do SC Braga Domingos Vieira e os atletas do FC Porto Pedro Clara e Carla Oliveira terão uma tarefa hercúlea. Depois de um apuramento muito sofrido, e conseguido graças ao afastamento do 8º país do ranking, a Hungria, por irregularidades com seus atletas, Portugal reassumiu a responsabilidade de estar ao mais alto nível. Porém, o grupo de apuramento conta com Hong Kong (1ª do Rank Mundial), com a Vice-Campeã Europeia (Grã Bretanha) e com a Campeã Europeia (Eslováquia). A favor de Portugal conta a grande forma dos seus atletas, verificada no último open mundial (Póvoa), e o facto de no Europeu Portugal ter quedado na 5ª posição, ou seja ter lutado pelo pódio.

Portugal inicia os jogos desta divisão no dia 10, defrontando a campeã mundial (Hong Kong) pelas 15.00. No mesmo dia, pelas 21.20, defrontará a Grã Bretanha. No dia 11, pelas 15.00 defronta a Eslováquia.

No grupo B, encontram-se o par Campeão Mundial (China), os pares Campeão (Canadá) e Vice-Campeão Americano (Brasil) e a Tailândia que cada vez mais se tem afirmado como uma potência emergente.

Pares BC4.jpg

Na divisão de equipas, Portugal apresenta-se como a 5ª potência mundial. Organizada em séries de 3 países, a competição de equipas apresenta este desafio adicional onde qualquer resvalo representa, quase, a eliminação direta. Integrados no grupo D, Portugal defrontará a Eslováquia (Vice Campeã Europeia) e a Argentina (Campeã Americana).

António Marques, Abílio Valente, Fernando Ferreira e Cristina Gonçalves terão um enorme desafio, que procurarão ultrapassar com o facto de serem uma das equipas mais experientes e conhecedoras da modalidade.

A equipa portuguesa joga pelas 18.10 com a Argentina e às 22.50 com a Eslováquia. No dia 11, caso consiga o apuramento disputará os 1/4 de final.

equipas

A competição colectiva inicia no dia 10 (sábado) e decorre até dia 12 (2ª Feira). Do dia 13 ao dia 16 decorrerá a competição individual.

Eixo estratégico_AR-page-001.jpg

A seguir apresentamos o calendário dos jogos da seleção portuguesa:

calendario-jogos-portugal-rio-2016_horaportugal-page-001-1

De seguida os campeões e medalhas conquistadas na última paralimpíada (Londres’2012), na modalidade de Boccia:

medalhas-londres-2012

medalhario-londres

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s