Época 2011-2012

XXIX Campeonato de Portugal de Boccia 2012

3 Títulos. 1 medalha de ouro, 2 de prata e 1 de bronze para o SC Braga

Decorreu nos dias 26 e 27 de maio, na cidade de Viseu, o XXIX Campeonato de Portugal de Boccia 2012. No sábado decorreu a competição individual nas diferentes categorias (BC1, BC2, BC3 e BC4) e no domingo a competição de Pares e Equipas (Pares BC3, Pares BC4 e Equipas BC1-BC2).

Estiveram presentes vinte clubes e cerca de uma centena de atletas, entre os quais os atletas que representarão o nosso país nos próximos jogos paralímpicos Londres 2012. A prova decorreu no Pavilhão do Inatel, organizada pela Associação Nacional de Desporto para a Paralisia Cerebral (PCAND) e pela Associação de Paralisia Cerebral de Viseu, que comemorou o seu trigésimo aniversário.

O Sporting Clube de Braga esteve presente com 9 atletas que foram apurados para esta prova, a prova-rainha do calendário competitivo nacional, a última e a mais importante da época 2011-2012.

Mais uma vez, os guerreiros do Boccia provaram as suas qualidades, tendo obtido 3 títulos, 3 medalhas individuais (uma de ouro, uma de prata e uma de bronze) e ainda 1 medalha em pares (prata).

Assim, José Carlos Macedo provou o seu excelente momento de forma, pois revalidou o título de campeão de Portugal e obtendo a medalha de ouro na classe BC3. Venceu todos os jogos efetuados, demonstrando uma consistência de jogo fora-do-comum, não tendo permitido que qualquer adversário criasse qualquer incerteza à marcha do resultado. Um bom augúrio para a sua presença nos próximos Jogos Paralímpicos, jogos em que já arrecadou medalhas de ouro em Atlanta e em Sidney. Após não ter sido feliz nos Jogos de Atenas e não ter conseguido o apuramento para Pequim, eis que volta com enorme força, certamente candidato a uma medalha.

Na classe BC1, a estreante Alexandrina Oliveira sagrou-se vice-campeã de Portugal, levando para a Póvoa de Lanhoso a primeira medalha de prata e na certeza que outras se seguirão dada a qualidade e tremendo esforço demonstrado nesta prova perante atletas de excelente gabarito, vencendo inclusive atletas da seleção nacional.

Domingos Veira também comprovou a sua qualidade ao obter mais uma medalha de bronze na classe BC4, fazendo mais uma fantástica época ao serviço do Sporting Clube de Braga.

Em pares, José Gonçalves e Mário Peixoto sagraram-se vice-campeões de Portugal, sendo somente batidos pelo par da ARDA Porto, o que se repetiu em todas as provas realizadas (Campeonato regional, fase final e campeonato de Portugal).

Poderá consultar em anexo os resultados e classificações finais da competição, como ainda as fotos e video da prova.

JOSÉ CARLOS MACEDO

TETRA CAMPEÃO NACIONAL

DOMINGOS VIEIRA

BI-CAMPEÃO NACIONAL

MÁRIO PEIXOTO

JOSÉ GONÇALVES

VICE-CAMPEÕES NACIONAIS DE PARES

O Sporting Clube de Braga esteve presente na fase final do campeonato nacional de Boccia, com os seus 5 atletas que conseguiram o apuramento para esta prova: Domingos Vieira – BC4; Alexandrina Oliveira – BC1; José Gonçalves (Individual e Pares); Mário Peixoto (Pares) e José Carlos Macedo – BC3. A fase final do campeonato nacional realizou-se na cidade do Seixal, no Pavilhão Municipal Torre da Marinha, nos dias 28 e 29 de Abril.

Mais uma vez, os atletas de Boccia do clube demonstraram o seu alto potencial conquistando 3 títulos,  Campeões Nacionais das Classes BC3 e BC4, por José Carlos Macedo e Domingos Vieira respetivamente, e Vice-Campeões Nacionais em Pares, por Mário Peixoto e José Gonçalves.

José Carlos Macedo venceu na final Armando Costa da ARDA e Domingos Vieira a sua companheira do par da seleção nacional, Susana Barroso da APCL. Estes 2 atletas internacionais demonstraram, mais uma vez, a excelente forma em que se encontram, nesta prova em que só tiveram acesso os melhores da época das zonas norte, centro, sul e ilhas. José Carlos Macedo obtem o título de tetra-campeão nacional de Boccia da classe BC3 e Domingos Vieira o título de Bi-Campeão Nacional de Boccia da classe BC4.

Em relação aos demais atletas do clube que participaram individualmente, Alexandrina Oliveira não conseguiu superar o seu grupo de apuramento, naquela que foi a sua primeira participação na classe BC1. José Gonçalves ficou-se pelo 4º lugar após ter sido derrotado por Luís Silva da ABLS na atribuição da medalha de bronze.

Em pares, o SC Braga, por Mário Peixoto e José Gonçalves, não conseguiu superar a ARDA na final, ficando pois em 2º lugar,  não conseguindo revalidar o título máximo conquistado na época passada, mas mesmo assim obtendo o título de vice-campeão nacional de pares.

Para além desta prova, a APCAS (Associação de Paralisia Cerebral do Seixal) e em cooperação com o Desporto Escolar, autarquia do Seixal e a DRELVT (Direção Regional de Educação do Vale do Tejo),  organizou o Torneio “Todos por Um…” e uma competição de Boccia do Desporto Escolar com as escolas da Área Metropolitana de Lisboa, naquela que foi uma excelente ação de promoção e de inclusão através da modalidade, colocando atletas de desporto escolar em competição paralela com os seus ídolos do Boccia.

Séries e calendário da prova

Resultados Finais_Seixal 2012

JOSÉ GONÇALVES – VICE CAMPEÃO NORTE

Fotos CN Boccia BC3 Felgueiras 2012

Calendário Completo – CN Boccia BC3 Felgueiras 2012

José Gonçalves sagrou-se Vice Campeão Regional da Zona Norte de Boccia, Classe BC3,  na prova realizada nos dias 03 e 04 de Março no Pavilhão Municipal de Felgueiras. José Gonçalves discutiu a final com Luís Silva da ABLS, a qual perdeu por 3 – 4. Na discussão dos 3º e 4º lugares, José Macedo, também do SC Braga, bateu Armando Costa da ARDA – Porto, conseguindo garantir a 3ª posição.

O SC Braga conseguiu assim colocar 2 atletas no pódio da prova e garantir o seu apuramento para a fase final do Campeonato Nacional, a realizar no Seixal em 28 e 29 de Abril, juntando-se assim ao par do clube que já tinha garantido o seu apuramento na prova respetiva.

Os outros 2 atletas bracarenses presentes na competição, Eunice Raimundo e Mário Peixoto, apesar de terem vencido os seus grupos, foram eliminados nos 1/4 e 1/8 de final respetivamente.

Atletas da Zona Norte apurados para a Fase Final:

1º Luís Silva – ABLS

2º José Gonçalves – SC Braga

3º José Macedo – SC Braga

4º Armando Costa – ARDA

Atletas das Zonas Centro, Sul e Ilhas apurados para a Fase Final:

1º Ricardo Pereira – APC Viseu

2º Tiago Saraiva – João Paulo II

3º Raquel Miranda – APC Coimbra

4º Joana Reis – APC Lisboa

MÁRIO PEIXOTO E JOSÉ GONÇALVES VICE-CAMPEÕES REGIONAIS PARES BC3

Decorreu no passado dia 10 de Dezembro o Campeonato Regional de Boccia da Zona Norte, no Pavilhão Municipal de Oliveira de Azeméis, contando com a presença de 12 clubes e 54 atletas.

O par 2 do SC Braga, formado por Mário Peixoto e José Gonçalves, obteve o título de vice-campeões da zona norte de pares BC3, tendo conseguido o apuramento para a fase final do campeonato nacional, acesso só conseguido pelos dois primeiros classificados. O par 1 do SC Braga, formado por Eunice Raimundo e José Carlos Macedo ficaram na 3ª posição.

Nas demais divisões, a equipa do SC Braga (Carlos Clemente; Joaquim Soares; Alexandrina Oliveira) não conseguiu ultrapassar a fase de grupos, nesta que foi a sua primeira participação federada. O par BC4, formado por Joana Pereira e Domingos Vieira ficaram na 3ª posição.

RESULTADOS FINAIS

Pares BC3

1º ARDA Porto

2º SC Braga (Par2)

3º SC Braga (Par 1)

Pares BC4

1º FC Porto

2º ARDA Porto

3º SC Braga

Equipas

1º ARDA Porto

2º V.U. Valbom

3º Estrela e Vigorosa Sport

Veja as fotos da prova clicando no endereço colocado em baixo:

https://picasaweb.google.com/107839271128550465107/SCB201112?authkey=Gv1sRgCJ3RmqWYs7n1Pg#slideshow/5684865535954117010

Assim, encontram-se apurados para a fase final os seguintes clubes das zonas norte, centro, sul e ilhas:

Pares BC3: ARDA; SC Braga; APC Viseu; CRIT.

Pares BC4: FC Porto; ARDA; APC Lisboa; APC Coimbra.

Equipas: ARDA; VU Valbom; APC Viseu; APC Lisboa.

Em baixo, os resultados da Zona Centro, Sul e Ilhas:

Veja aqui os resultados finais e completos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s