Boccia Sénior

logo_versão atualizada

O programa “Boccia Sénior Braga”, iniciado em dezembro de 2015, é uma atividade direccionada para a população Sénior. É desenvolvido graças a uma parceria entre o Sporting Clube de Braga – Secção de Desporto Adaptado -, e a Câmara Municipal de Braga, assinada ao mais alto-nível institucional entre António Salvador e Ricardo Rio.

Conta com 37 instituições e mais de 300 participantes. As atividades são promovidas semanalmente, com intervenção técnica experiente, especializada e credenciada na modalidade, aplicando programa metodologicamente adequado e específico à população-alvo. Para além das atividades regulares estão previstas atividades pontuais de convívio desportivo entre as instituições e participantes.

O Boccia é um jogo de estratégia estimulante, capaz de promover o raciocínio, a concentração e a memória, ao mesmo tempo que desenvolve a destreza física e motora. Para além das mais-valias para a saúde física e mental promove o convívio e a socialização, contribuindo para a quebra de rotinas, e do isolamento, comuns em faixas etárias mais avançadas.

cartaz_2o-encontro-boccia-senior-braga

 Resultados 2º Encontro Boccia Sénior Braga

Findo que foi o 2º Encontro Boccia Sénior Braga, juntamos as classificações finais obtidas  pelas 28 equipas, nas duas divisões em prova.

Na divisão I tivemos como vencedores o CSP de S. Vítor e na divisão II a ARPI de S. Vicente.

Classificação divisão I

img_3837

classificacao-fase-de-grupos_divisao-i-page-001

fases-finais_divisao-i-page-001

classificacao-final_divisao-i-1-page-001

Classificação divisão II

img_4070

classificacao-fase-de-grupos_divisao-ii-page-001

fases-finais_divisao-ii-page-001

classificacao-final_divisao-ii-page-001

Fotos 

Vídeo

Mega Boccia Senior Braga

IMG_0895

28 instituições de apoio à 3ª idade e juntas de freguesia, representando mais de 300 participantes, participaram no Torneio “Mega Boccia Sénior Braga”, uma iniciativa realizada no âmbito do Programa “Boccia Sénior Braga”, promovida pela Câmara Municipal de Braga e pelo Sporting Clube de Braga – Secção de Desporto Adaptado.

Neste evento, realizado durante todo o dia 30 de junho no pavilhão gimnodesportivo da Escola Secundária de Carlos Amarante, em Braga, participaram 12 equipas representativas de instituições de apoio à 3ª idade na prova da Divisão I. Nesta divisão, o pódio foi repartido pelo CSP de S. Víctor (1º lugar), pela APAF Cunha (2º lugar) e pela ASCREDNO (3º lugar).

Na divisão II, com a participação de 16 equipas provenientes das Juntas/Uniões de Freguesias do Concelho de Braga, o pódio coube à Academia Sénior (1º lugar) que repetiu o sucesso da anterior prova realizada em março. Em 2º lugar ficou a JF de S. Vicente e em 3º lugar a JF de Sequeira.

Foi mais um extraordinário momento de convívio e de partilha através do desporto, demonstrando o quanto esta atividade pode beneficiar o cidadão desenvolvendo a sua destreza físico-motora, o seu raciocínio, concentração e memória. Para além de tudo o mais, um contributo decisivo para a alegria e para a felicidade estampada no rosto de quem participou.

Nesta primeira época de desenvolvimento deste projeto a adesão ultrapassou todas as expectativas, pelo que de futuro serão encontradas mais ações para dar resposta à contínua adesão de seniores e das instituições que os apoiam. Uma das novidades será a constituição de uma Liga Concelhia que promoverá o intercâmbio institucional mais próximo e regular, culminando em momentos entre finalistas dessa liga.

Divisão I – Valências de apoio à 3ª idade

1º – S. Vítor

2º – APAF Cunha

3º – Ascredno

4º – Gualtar

5º – SCM Braga

6º – Real

7º – Anima Una

8º – Areal

9º – CCS Santo Adrião

10º – Aveleda

11º – Sobreposta

12º – Arpive

Divisão II – Juntas/Uniões de Freguesia

1º – Academia Sénior

2º – S. Vicente

3º – Sequeira

4º – Ferreiros

5º – Parada de Tibães

6º – ARPI São Tiago de Esporões

7º – Lomar

8º – Merelim S. Pedro

9º – Nogueira

10º – Fraião

11º – Palmeira

12º – Mire de Tibães

13º – Aveleda

14º – ACARE II

15º – Escudeiros e Penso

16º – ACARE

1º Encontro Boccia Sénior Braga: Um sucesso!

IMG_5275

Mais de 200 participantes, de 20 instituições do concelho de Braga, participaram entusiasticamente no 1º Encontro Boccia Sénior Braga, que decorreu no dia 24 de março no Pavilhão Municipal de Ferreiros.

Foi um verdadeiro sucesso o elevado número de participantes e a enorme alegria e envolvimento nos jogos, onde não faltaram as “claques” e as bandeiras e fatos de treino do Sporting Clube de Braga. Um verdadeiro arraial minhoto, com toda a gente empolgada na representação da sua instituição, a dar instruções para dentro do campo, a bater palmas esfusiadamente, a dançar com cada bola que marcava ponto e a abraçarem-se com as vitórias.

Várias pessoas a fazer questão de lembrar à organização, que são bracarenses de corpo-e-alma e que estavam orgulhosas pelo seu clube se lembrar deles. Que estavam a adorar a oportunidade de praticarem desporto, de jogarem, de se sentirem “atletas” novamente, pena é que necessitavam de mais “treinos” e que “ainda estavam à pouco tempo a treinar”, pelo que ansiavam por saber mais e por fazer ainda melhor.

IMG_5378

Festa que ultrapassou o espaço de jogo, pois os netos estiveram também presentes aplaudindo os seus avós, apoiando-os e desfrutando alegremente do convívio proporcionado, numa verdadeira jornada de desporto inclusivo que não teve idade.

IMG_5239

Como de desporto se tratou, não podiam faltar os jogos, a competição sã, a vitória e a derrota, os aplausos e os abraços, e a vontade de fazer mais e melhor para o próximo encontro, que já não tem hora para se realizar!

Estando o encontro dividido em duas divisões (Divisão I – Valências de apoio à 3ª idade; Divisão II – Freguesias /União de Freguesias), os jogos foram sendo disputados com as instituições divididas por grupos, com as finais a serem disputadas pelo ordenamento de cada uma no seu grupo.

Na divisão I a instituição campeã foi a APAF de Cunha e na divisão II a Academia Sénior.

IMG_5388

De agradecer o enorme envolvimento da Câmara Municipal de Braga que tornou este programa uma realidade, tornando-o uma mais-valia fantástica para a dinamização socio-desportiva da população-sénior do concelho, fazendo pessoas mais saudáveis, mais ativas e mais felizes.

Agradecimento também a todos os voluntários que colaboraram nas mais diversas tarefas, ao Banco Local de Voluntariado de Braga, aos elementos da Secção de Desporto Adaptado do SC Braga do SC Braga, especialmente aos seus atletas, e acompanhantes técnicos, que estiveram a apoiar a organização, a arbitragem de jogos e a ensinar o jogo. Realçar o excelente trabalho realizado pela equipa técnica do programa, na pessoa do seu coordenador o Prof. André Soares, que tem sido incansável para proporcionar uma resposta de qualidade e motivadora.

Fotos

RESULTADOS 1º ENCONTRO BOCCIA SÉNIOR BRAGA

DIVISÃO I – Valências de apoio à 3ª idade

1º – APAF Cunha

2º ASCREDNO

3º C.P.C. S. Víctor

4º ARVE

5º ANIMA UNA

6º Casa Areal

7º S.C.M.

8º Real Centro Sénior

9º C.S.P. Gualtar

10º CCSS Adrião

DIVISÃO II – Freguesias / União de Freguesias

1º – Academia Sénior

2º Sequeira

3º Lomar

4º Escudeiros e Penso

5º Ferreiros

6º S. Vicente

7º ACARE

8º Esporões

9º Nogueira e Fraião

10º Parada de Tibães

OPEN DAY – BOCCIA SÉNIOR BRAGA

IMG_3797

Fotos

Vídeo

cartaz

Mais informações sobre o programa pode ser obtido através do email:  coordenador@bocciasenior.pt

Para visualizar o video de apresentação clicar aqui

Um pensamento sobre “Boccia Sénior

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s